A maquilhagem logo pela manhã pode ser uma tarefa difícil e que nos rouba o tempo que é sempre tão escasso quando se tem de ir trabalhar.
Se ao nosso sono juntarmos o sono dos nossos filhos, as birras e a roupa que se sujou durante o pequeno almoço, garanto-vos que o tempo que resta para nos arranjarmos como gostaríamos é ZE-RO!
Depois não admira que saiamos de casa com aspecto Zombie acabado de sair de uma catacumba!
Para contrariar essa beleza rara podemos (eu diria até que devemos) usar uma maquilhagem Soft que não nos roube muito tempo na sua aplicação.
Eu também já fui bem mais descuidada, mas hoje tento cumprir sempre o meu objectivo, e depois de entrar dentro da rotina, é quase impossível sairmos de casa sem dar aquele toquezinho que faz toda a diferença!
Por isso, no post de hoje trago-vos um passo a passo para uma maquilhagem super básica mas que (acreditem!) fará toda a diferença no vosso dia!
De forma resumida numa maquilhagem de dia a dia o importante é preparar bem a pele, destacar os olhos com uma boa máscara de pestanas, sobressair suavemente as sobrancelhas com lápis, dar um toque de cor ao rosto com o blush e evidenciar os lábios com um tom que vos favoreça e com o qual se sintam à vontade.
Mas vamos ao passo a passo:
1- Hidratar a pele
Notas básicas: Acho que é escusado dizer que não existe maquilhagem bonita numa pele desidratada, certo? Procurem um bom creme que combine com o vosso tipo de pele (oleosa, seca, mista ou normal) e de preferência com proteção solar.
Como Aplicar: Apliquem no rosto limpo com movimentos circulares evitando o contorno de olhos.
2- Base
Notas básicas: Ao contrário do que algumas mulheres fazem, a base NÃO serve para dar cor ao rosto (muito menos uma cor acima da nossa). O objectivo é uniformizar o nosso tom disfarçando manchas ou pequenas imperfeições. No caso de olheiras mais marcadas aconselho o uso de corretor, para além da base.
Também na escolha da base devem ter em atenção o vosso tipo de pele assim como a textura que pretendem. Quanto à cor lembrem-se que devem testar a base no vosso rosto, na mão o efeito será totalmente diferente!
Como Aplicar: Com Pincel de Base ou Beauty Blender, distribuem uma camada fina por todo o rosto, fazendo os retoque necessários para que não fiquem marcas do pincel, ou zonas de base mal distribuída. Para casos em que querem que a maquilhagem dure mais tempo, ou tenham algumas linhas de expressão que não querem que fiquem marcadas, devem um primer de rosto antes da base.
3- Lápis de Sobrancelha
Notas básicas: O objectivo de usar lápis nas sobrancelhas é corrigir pequenas falhas e delinear a forma das mesmas, respeitando sempre o seu formato natural. A cor do lápis deve ser o mais semelhante possível ao tom dos pêlos das vossas sobrancelhas e o lápis deve ser macio e próprio para sobrancelhas.
Como Aplicar: Caso tenham ficado com um pouco de base na sobrancelha, devem limpar a mesma com um cotonete húmido e depois, de forma suave, passar o lápis sobre os pêlos existentes corrigindo de forma subtil e natural as falhas que tiverem.
4-Máscara de pestanas
Notas básicas: O que se pretende com uma máscara de pestanas é escurecer um pouco as pestanas, curvá-las e dar-lhes mais volume. Desta forma destacamos os olhos amplificando o olhar. Existem vários tipos de máscaras e, mais uma vez, devem escolher consoante as vossas pestanas mas também consoante o objectivo que querem atingir.
Como Aplicar: Devem aplicar uniformemente em todas as pestanas superiores da raiz até às pontas. Optem por aplicar uma camada, de seguida vêem o efeito e, se necessário, repetem outra camada, ou quantas mais forem precisas até ficar ao vosso gosto. Nas pestanas inferiores, se forem muito pequenas e escassas poderá não justificar o uso da máscara mas podem aplicar um lápis preto junto à raiz das mesmas.
5- Realçar os lábios
Notas básicas: Este é dos passos mais importantes numa maquilhagem básica, porque dependendo da escolha da cor e tipo de batom, os lábios poderão ser a zona de maior destaque numa maquilhagem simples. O objectivo é dar-lhes mais vivacidade com um toque de cor que poderá variar dos nudes discretos aos tons mais elétricos e vistosos, consoante o gosto. No entanto é preciso não esquecer que, mais uma vez, a hidratação é fundamental para que o batom aplicado resulte.
Como aplicar: Aconselho sempre a usarem um bálsamo labial, porque além de hidratar irá uniformizar a superficie do lábio preparando-a melhor para receber o batom e assim irá evitar que o batom, seja liquido ou em stick , fique mal espalhado. Se quiserem fazer algo mais aperfeiçoado devem, a seguir ao bálsamo, aplicar um lápis de contorno de lábios com uma cor muito semelhante ao batom que vão usar. Por fim aplicam o batom preenchendo todo o lábio e respeitando o contorno dos lábios. Evitem aplicar batom em excesso porque as camadas vão ressecar e não vai ficar com um aspecto bonito e uniforme.
6 - Blush
Notas básicas: O blush serve para dar um toque de cor à maçãs do rosto mas sem marcar exageradamente. A ideia é dar ao rosto um ar mais saudável e por isso devem procurar tons que vos favoreçam tendo em conta o vosso tom natural de pele, olhos e cabelo.
Como aplicar: A forma como se deve aplicar o blush varia de acordo com o formato do rosto de cada uma, como podem ver na imagem acima. Por exemplo, as mulheres de rosto mais estreito devem usar o produto nas bochechas para dar a impressão de "rosto cheio". Já quem tem o rosto mais arredondado, deve usar o blush nas laterais do rosto em diração ao cabelo. Devem escolher um pincel de base suave e aplicar com a "mão leve", de modo a evitar marcar demasiado.
Como vêem, tentei de uma forma simples mostrar-vos como podem fazer uma maquilhagem básica mas, mesmo dentro destes passos simples, há muito mais a aprofundar e por isso haverão mais posts do estilo "Que tipo de máscara de pestanas devo escolher", "Qual o melhor tom de blush para cada pele", ou "Como maquilhar-me de forma a que os lábios pareçam maiores". O que acham da ideia?