7 dias para aprender a comer bem - #dia1

17:52:00


Como não gosto de estar sempre a falar dos mesmos assuntos no blog decidi trazer-vos uma nova rubrica que fala sobre alimentação saudável (q.b).

Assim, nesta mini rubrica poderão contar com 7 publicações de 7 dias onde o objectivo era fazer uma reeducação alimentar.

Não, não estou de dieta, mas os maus hábitos alimentares têm os seus dias contados.
O que pretendo com isto é criar uma rotina alimentar que me agrade e que me traga mais saúde.
Sempre fui muito gulosa, quer para doces quer para salgados... gosto é de comer! Mas, cada vez mais o que comemos não passa de comida plástica, processada e sem os nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento do nosso organismo.
Tenho feito imensas pesquisas e tenho lido muita informação, e agora sinto que tenho as bases necessárias para educar-me a nível alimentar.
Assim sendo, e sem seguir nenhuma dieta rigorosa, durante 7 dias fiz um teste a mim própria. Evitei os doces, moderei a quantidade de hidratos de carbono, aumentei a quantidade de proteínas ingeridas durante o dia, deixei o leite (só bebo sem lactose), aumentei o número e a variedade de vegetais em cada prato e, muito importante, passei a beber muita água (coisa que era muito raro fazer!)

A ideia dos 7 dias era para testar se realmente conseguia mudar alguns hábitos ou se voltaria aos antigos mas a verdade é que estes dias correram muito bem, não me senti frustrada com a falta de alguns alimentos e notei que todo meu organismo funcionou melhor. Acho que aos poucos estou a conseguir aquilo que queria, comer bem com saúde.

Hoje mostro-vos a primeira refeição: Quiche de Mista com Legumes.


Como podem ver a qualidade das fotos não é a melhor porque usei o telemóvel e já tinha começado a comer quando me lembrei que faltava a foto.

Passemos à receita: 

Ingredientes: 
1 base de Massa quebrada (eu comprei já feita)
3 ovos
1 pacote natas de soja
250g queijo mozarella
250g fiambre de peru
1 cenoura ralada
1/2 pimento vermelho aos cubos
1/2 broculo
alho em pó (q.b.)
pimenta branca (q.b.)
manjericão (q.b.)

Preparação:
Forrar uma tarteira com papel vegetal e estender a massa quebrada. Deixar repousar.
Misturar os ovos com as natas e os temperos. Adicionar todos os ingredientes e mexer bem.
Verter o recheio sobre a massa quebrada e levar ao forno a 180º durante 30/40 minutos

Nota: cortar o bróculo em bocadinhos pequeninos, caso contrario arriscam-se a que fique cru. Se preferirem o bróculo em pedaços maiores devem salteá-lo primeiro.

Acompanhei apenas com alface e tomate cherry temperados com vinagre e manjericão.
O que acharam desta primeira refeição?

You Might Also Like

7 comentários

  1. Gostei, tanto da rubrica como da primeira receita...acho sempre interessante estas coisas, por isso tenho a certeza que vai ser muito interessante.
    Muitos Beijinhos e parabens pela nova rubrica 😉

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspeto tão bom que apetece logo comer.
    Adorei a sugestão =)

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente - A decorrer o Sorteio do Esfoliante Beleza do Sal.
    Facebook

    ResponderEliminar
  3. Uauu isto é uma das coisas que admiro no teu blog, sempre pronto a receber novos temas e todos eles interessantes até agora:) Adorei a receita Joana, bem a minha "onda"...como cozinho muitas vezes só para mim gosto deste tipo de comidas.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha, tenho de experimentar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Nhamm.. Coisas saudáveis são sempre bem vindas! :)
    Parabéns pela mudança, por teres conseguido os 7 dias. Os primeiros são sempre os mais difíceis.. ;)
    Cá por casa também andamos numa de ser o mais saudável possível. É certo que os doces continuam a fazer parte cá de casa. Impossível não haver nada doce quando temos um marido muito guloso ahahah
    Eu também precisava mudar os hábitos alimentares, e já há bastante tempo que os tentava mudar. Sabia que estava no bom caminho e agora com a gravidez ainda penso mais sobre isso. Não tenho uma alimentação tão perfeita como tinha com a gravidez do Gabriel, mas tento ter cuidado e não abusar demasiado. Sentimo-nos tão melhor assim, não é? ;)
    Por acaso, até tenho planeado um vídeo sobre a minha alimentação na gravidez. Mas, talvez só depois das aulas do Gabriel começarem.
    Beijinho e Boas refeições ;)
    Lu, blogdamamalu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto delicioso! E se é saudável ainda melhor! Obrigado pelo post e pela receita!

    Já conheces o meu blog? Passa por lá e segue-me!
    Beijinhos
    http://popupbyana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar