7 dias para aprender a comer bem - #dia2

11:31:00


Hoje trago-vos mais um post da mini-rubrica "7 dias para aprender a comer bem", mas antes de continuarem a ler, se quiserem podem espreitar o primeiro post aqui.

Em relação ao dia 2, decidi experimentar fazer algo que nunca tinha provado e do qual fiquei fã: puré de couve-flor!

Para quem não sabe, a couve-flor ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico pois é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina K e vitamina B6. Além disso fornece minerais essenciais tais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo o que permite uma boa manutenção dos nossos ossos, e bom funcionamento cerebral.
É também uma excelente opção para quem quer emagrecer, pois além de ser uma boa fonte de proteínas tem uma baixa quantidade de gorduras.
Por todas estas razões achei que este vegetal teria que entrar mais vezes na minha alimentação e achei que o puré seria uma forma interessante fazer deste vegetal um excelente acompanhamento.

Quanto ao sabor, digo-vos que adorei e sem dúvida que repetirei muitas vezes. Quanto à textura, não fiquei muito satisfeita mas suponho que a forma como confeccionei é que não foi a melhor. A receita que segui pedia leite meio gordo e eu usei leite sem lactose, além de que a quantidade de couve-flor que tinha não era exactamente a que a receita pedia daí que tenha ficado um pouco menos espesso do que eu gostaria. Em relação ao tempero eu não uso noz moscada para nada e por isso como não tinha em casa usei um pouco de canela e combinou na perfeição com o sabor da couve-flor.

Para completar o prato fiz um frango assado no forno regado com limão e servi com tomate cherry e physalis temperados com um pouco de manjericão.

Deixo-vos a foto e a receita do puré de couve-flor:





Puré de Couve-Flor

Ingredientes

800g couve-flor - eu usei uma couve-flor inteira que pesava cerca de 750g
300g de leite meio gordo - eu usei leite sem lactose porque é o único que bebo
1 cebola
2 dentes de allho
1 fio de azeite
Sal q.b.
pimenta q.b.
Noz moscada q.b - eu usei canela


Preparação

Picar a cebola e os alhos e refogar no azeite até alourar.
Adicionar o leite e  a couve-flor cortada em pedaços e deixar cozer cerca de meia-hora.
Adicionar o sal e a noz moscada.
Triturar tudo com a varinha mágica até ficar com a textura que pretenderem

Como podem ver aqui está um prato sem massa, arroz ou batatas e garanto-vos que não fizeram falta nenhuma. Soube-me mesmo bem.

E por aí? Costumam fazer este puré? O que acharam?

You Might Also Like

5 comentários

  1. Modesta a parte digamos que esta receita me deixou com água na boca :)Provavelmente será brevemente uma receita feita lá em casa :) Obrigada pela proposta

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou nada fã de couve flor, mesmo nada! Mas gostava de experimentar o puré para ver se tem um sabor ligeiramente diferente!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/2016/08/beauty-haul.html

    ResponderEliminar
  3. Ola Linda,Bom Aspeto:) Bjs
    Novopost:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/08/kodachi-azeitao-sushi-restaurante.html#comment-2862148942
    Instagram:@openklosetbykarina

    ResponderEliminar
  4. Ai adorei a receita parece uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Já tinha ouvido falar desse puré mas nunca experimentei mas agora que via tua receita, acho que vai ser desta ;).
    Beijinhos e boa semana.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar